Superação Psicologia Orientação Psicológica

Orientação Escolar

Na atualidade a Orientação Escolar é um processo integral e contínuo, que consiste em facilitar aos jovens e adultos no seu enquadramento psicoeducativo, o melhor conhecimento de si mesmos, promovendo o desenvolvimento da sua capacidade de compreender o meio social, escolar e profissional, a psicóloga propõe a auxiliar nesse percurso que cada um tem de percorrer para construir a sua identidade pessoal.

A Orientação Escolar na perspectiva da Psicologia é para todos e principalmente ao longo da vida, tendo em conta a realidade atual.

Pode-se dizer que utiliza-se orientação escolar em:

  • No contexto de aprendizagem ao longo da vida, a orientação inclui um conjunto de atividades que permitem aos cidadãos de todas as idades e em qualquer momento da vida identificar as suas capacidades, competências e interesses, tomar decisões em matéria de educação, formação e ocupação, e gerir o seu percurso individual no ensino, trabalho e outras situações em que estas capacidades e competências são adquiridas e/ou utilizadas.
  • À orientação no âmbito do sistema educativo e de formação, particularmente nas escolas ou a nível escolar, cabe um papel importante para garantir que as decisões de cada um em matéria de educação e profissão sejam tomadas numa base sólida e para contribuir para que cada indivíduo desenvolva uma gestão autônoma do respectivo percurso no ensino e na carreira profissional. Constitui também um instrumento fundamental para os estabelecimentos de ensino e formação, a fim de aumentarem a qualidade da sua oferta.
  • A orientação eficaz tem um papel fundamental a desempenhar na promoção da inclusão social, da equidade social, da igualdade entre os sexos e da cidadania ativa, através do incentivo e do apoio aos indivíduos para que participem na educação e na formação.

A quem se destina?

A alunos que pretendam saber que área de estudos escolher no final da educação básica, ou que curso é o mais adequado na universidade.

O que é o processo de Orientação?

É um conjunto de procedimentos de orientação para: avaliar quais os percursos acadêmicos mais adequados para determinado aluno (tendo em conta os seus interesses vocacionais, a sua personalidade, as suas preferências, as suas capacidades).

Um processo de orientação profissional é imprescindível para uma boa escolha escolar e/ou profissional.(uma má escolha nas diferentes opções escolares ou profissionais, pode implicar consequências negativas).

Através de 4/5 sessões, terá informações detalhadas sobre quais as áreas para as quais o seu filho(a) deverá seguir (entrega de relatório detalhado na última consulta)..

Em que consiste o processo de Orientação Escolar?

O processo de Orientação Escolar consiste numa série de 4 a 5 sessões:

  • sessão 1: entrevista com o aluno e com os pais (ou um dos pais)
  • sessão 2: aplicação de testes vocacionais
  • sessão 3: aplicação de testes de personalidade
  • sessão 4: aplicação de testes cognitivos
  • sessão 5: entrega de um relatório detalhado e explicação das conclusões e resultados obtidos.

Consistirá na aplicação de um conjunto de provas ao aluno (questionários e testes) para recolher informações precisas sobre o âmbito escolar.

Como será o trabalho

Presencial

Este serviço é voltado para o cliente que tem disponibilidade de deslocar para o atendimento e para situações que não podem ser concluídas em 20 atendimentos. Deverá ser agendado horário e valor direto com a Psicóloga.

Contato

Caso prefira se comunicar por e-mail, você poderá nos enviar suas principais dúvidas, a sua resposta será encaminhada em até 72 horas, verificadas a partir do recebimento de seu e-mail, neste caso, você poderá encaminhar suas questões em qualquer dia da semana e em quaisquer horários.

Contado enviado com sucesso!
Nós entraremos em contato em breve.
CARREGANDO