Superação Psicologia Orientação Psicológica

Orientação Profissional

A Orientação Profissional é um campo de atuação que lida, fundamentalmente, com o processo de escolha da profissão, sendo esta considerada uma intervenção psicossocial em um momento de vida decisivo para jovens que irão definir o seu futuro profissional.

Atualmente, entende-se por Orientação Profissional o processo de facilitação da decisão, por meio do reconhecimento, pelo orientando, das relações entre os elementos sociais, familiares e psicológicos que a influenciam.

Segundo um economista americano, a previsão é de que entre os 20 e 30 e poucos anos de idade as pessoas passem boa parte do tempo mudando de um emprego a outro, e também de um ramo de atividade a outro. As pessoas estão mudando muito mais frequentemente de ocupação do que era comum antigamente. Em grande medida, as pessoas trocam por necessidade, por não encontrarem o emprego com o qual sonharam. E ainda as fronteiras entre as ocupações são cada vez mais porosas hoje em dia. Qual seriam as conseqüências deste fenômeno para a Orientação Profissional?

Em primeiro lugar temos como pressupostos básicos da Orientação Profissional:

  • a possibilidade de "escolha"
  • as previsão de carreiras mais ou menos estáveis
  • a expectativa de escolher uma carreira para "toda a vida"

A Orientação Profissional nos velhos moldes não terá mais sentido num futuro próximo. Nossa tarefa, enquanto orientadores, é de formular novos pressupostos para uma Orientação Profissional no mundo em mudanças.

Qual seria então o papel do orientador no mundo em mudanças?

  • auxiliar o processo de re-adaptação a novas carreiras.
  • buscar a compreensão das relações existentes entre as diferentes ocupações vivenciadas pela pessoa e seus aspectos psicológicos (back-ground psicológico) a fim de preservar a unidade e a integridade de sua identidade pessoal.
  • desenvolver novas capacidades pessoais exigidas pelas novas ocupações como: espírito empreendedor, criatividade, flexibilidade, espírito de equipe, entre outras.

A Re-orientação

O prefixo "re" colocado na frente de uma palavra significa "fazer de novo", então poderíamos entender re-orientação como "tornar a orientar". E possível? O que seria re-orientar? Orientar novamente?

A Re-orientação poderá acontecer em diferentes momentos da vida da pessoa.

  • Jovem durante o período univeritário - também pode ser chamada de "re-opção" ou "re-escolha
  • No meio da carreira - a Re-orientação pode ocorrer em diferentes situações:
    • Adulto satisfeito no seu trabalho ou seja uma pessoa bem-sucedida mas que desejaria trocar de profissão, ou de especialidade dentro da mesma profissão, experimentar uma atividade diferente
    • Adulto insatisfeito de seu trabalho ou seja, uma pessoa mal sucedida, que muitas vezes coloca a culpa do seu insucesso nas dificuldades encontradas na profissão.
    • Situação de desemprego: à partir da falta de emprego a pessoa procura a Re-orientação a fim de resolver uma questão emergencial, que nem sempre está ligada a procura de uma nova "escolha".
    • Consequências da "globalização": a modernização tem trazido a necessidade cada vez mais urgente de adequação e adaptação. Neste caso a Re-orientação é devida, não à uma falta de orientação, ou à uma "má" escolha profissional, mas principalmente devido à mudanças externas, no meio ambiente.
  • Na aposentadoria - existem duas maneiras de encarar a aposentadoria: enquanto crise (através da recusa em aceitar esta situação ou da volta ao trabalho por sobrevivência) e enquanto liberdade (através da assistência aos familiares ou da busca do prazer através do lazer).

O prefixo "re" colocado na frente de uma palavra significa "fazer de novo", então poderíamos entender re-orientação como "tornar a orientar". E possível? O que seria re-orientar? Orientar novamente?

A Psicóloga Leonor Natividade de Medeiros Campos é docente e responsável pelo setor de Orientação Profissional do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix em Belo Horizonte.

Como será o trabalho

On Line

O trabalho se dará em um prazo máximo de 20 sessões, a sessão terá a duração de 50 minutos, e será realizada através do WhatsApp com vídeo de chamada, Skype e pelo consultório virtual. A sessão poderá ser realizada no horário comercial. Demais horários poderão ser negociados, inclusive aos sábados. Em caso de necessidade de mais do que 20 sessões, o paciente deverá procurar o atendimento presencial.Salienta-se que o atendimento Psicológico Online não é um atendimento psicoterapêutico, já que a psicoterapia diferencia-se por ser um atendimento exclusivamente presencial.

Serviço selecionado com sucesso!
Por favor, preencha os dados adiconais para a confirmação do cadastro.
Presencial

Este serviço é voltado para o cliente que tem disponibilidade de deslocar para o atendimento e para situações que não podem ser concluídas em 20 atendimentos. Deverá ser agendado horário e valor direto com a Psicóloga.

Contato

Caso prefira se comunicar por e-mail, você poderá nos enviar suas principais dúvidas, a sua resposta será encaminhada em até 72 horas, verificadas a partir do recebimento de seu e-mail, neste caso, você poderá encaminhar suas questões em qualquer dia da semana e em quaisquer horários.

Contado enviado com sucesso!
Nós entraremos em contato em breve.
CARREGANDO