Superação Psicologia Orientação Psicológica

LEONOR CAMPOS (CRP-04/3487)

Este site recebeu o nome de SUPERAÇÃO porque pretende prestar ajuda em problemas específicos, de forma focada e breve para aqueles que tiveram perdas, acidentes, catástrofe, traumas, sofrimento físico e emocional e que precisam de um atendimento pontual e urgente, esse trabalho prestado pela psicóloga via internet é chamado de “orientação psicológica online".

A orientação psicológica online é um serviço de pronto atendimento psicológico às pessoas que vivenciam uma perda significativa, seja por morte de uma pessoa de vinculação importante, como a de um familiar ou amigo, óbito de um paciente ou perda da saúde quando do adoecimento e/ou hospitalização, entre outros, visa promover a superação e restabelecer a harmonia, o equilíbrio àqueles que necessitam do atendimento. Pode ser compreendido como um espaço de acolhimento e de expressão para aqueles que o buscam espontaneamente ou que são encaminhados à psicóloga.

Algumas informações sobre Superação

Superação ou restabelecimento (em inglês: recovery) é uma jornada pessoal que as pessoas que sofreram traumas, perdas, sofrimento emocional podem empreender para uma vida que tenha um sentido pessoal e que pode se basear no crescimento cotidiano, em um processo baseado na esperança, é uma forma de resiliência: “estratégia de enfrentamento”.

Trata-se de um processo vivido e pessoal, não é apenas a compreensão das palavras. Os traumas, perdas, sofrimento emocional entram em nossas vidas e mudam o nosso caminho, a vida passa a ter dificuldades que parecem insuperáveis, ficamos aprisionados dentro do nosso sofrimento e, temos grande dificuldade em nos relacionar com as outras pessoas.

As principais fases do processo de superação se apresentam na vida da pessoa com esse sofrimento emocional:

  • 1. Esperança: diante das dificuldades cotidianas pode-se pensar a esperança como a construção de alternativas para uma vida melhor, começando do lugar onde nos encontramos, com a crença pessoal que existem saídas dignas. A esperança pode ser composta por três elementos distintos: uma meta; encarar caminhos para atingir a meta, e crença na própria capacidade de perseguir a meta e crescer para ampliar a meta.
  • 2. Restabelecer a Identidade: o sofrimento emocional é tão invasivo e desorganizador que as pessoas perdem a percepção do que elas são. A superação possibilita às pessoas reconstruírem significados na vida e restabelecerem o “Eu” para além das imposições do sofrimento, percebendo através das suas buscas pessoais que ela é maior que o transtorno e tem qualidades que podem ser reconhecidas ou resgatadas.
  • 3. Sentido na Vida: a superação permite à pessoa reencontrar um sentido na vida, que a motive levantar todos os dias e realizar ações que tragam realização, um senso de satisfação com o que já conquistou e o que está por conquistar, dentro das suas possibilidades e limitações, como é na vida de todas as pessoas.
  • 4. Responsabilidade com o processo de superação: somos os únicos que podemos redesenhar o nosso caminho com os transtornos mentais e encontrar novos significados para o nosso estar no mundo. A responsabilidade no processo nos leva a manter as nossas conquistas e tudo o que construímos, valorizando a vida e dando passos rumo ao crescimento pessoal.

O processo de superação é uma jornada pessoal, mas não pode ser uma jornada solitária. Precisamos sempre contar com o apoio da nossa família, dos amigos e conhecidos, e com o apoio desta psicóloga. A esperança realista, a partir do vivido, deve ser nossa companheira inseparável.

CARREGANDO